top of page

A Igreja Nossa Senhora da Candelária marca o local onde se iniciou a cidade de Indaiatuba.

É por ter sua capela curada que Indaiatuba tornou-se sede da Freguesia, em 9 de dezembro de 1830, agrupando os bairros vizinhos. Em torno da Matriz foram sendo construídas as residências urbanas dos fazendeiros da Freguesia.
Nossa matriz é uma das poucas igrejas construídas em taipa de pilão no interior de São Paulo ainda existentes, e um belo exemplo da arquitetura religiosa colonial paulista. Na frente da Igreja, havia uma área aberta, o Largo da Matriz, centro da vida local, onde aconteciam os eventos civis e religiosos, como a Festa da Padroeira e a saída da romaria para Pirapora.
Com o final do Império, as funções públicas da Igreja desapareceram, e em seguida a cidade passou a contar com dois centros: um religioso, no Largo da Matriz, e um civil, no Largo da Cadeia, em que se instalaram a Câmara, a Prefeitura e a Cadeia, na atual praça Prudente de Moraes.
Durante o século XX foram feitas reformas em seu interior, trocando-se o forro, a pintura e a iluminação. Seu Largo, reconstruído em 2004, recebe há mais de cento e cinqüenta anos a Festa da Padroeira, em fevereiro, e os romeiros que vão para Pirapora, em junho.

 

 

Fonte: Espaços urbanos e patrimônio cultural de Indaiatuba
             Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Igreja e Largo Nossa Senhora da Candelária

bottom of page