top of page

Nessa praça foi construído, há mais de cem anos, nosso primeiro prédio da Câmara, também Cadeia Pública.

 

Esse edifício serviu também como sede para a Prefeitura, após a proclamação da República, até o início dos anos 60. Em 1907 foi feito seu primeiro jardim. Nove anos depois foi construído o coreto, com estrutura de madeira. O centro da vida cotidiana da cidade até hoje gira em torno da Praça Prudente de Moraes. Nessa praça, durante  quase todo o século vinte, ficaram os cinemas, os bares, lojas e armazéns principais da cidade. A praça também se tornou um ponto de encontro de jovens. Desses encontros surgiram muitos namoros e muitas famílias indaiatubanas.

O prédio da Prefeitura foi demolido nos anos 60, dando lugar à fonte luminosa, símbolo de modernidade, ainda na euforia da construção de Brasília. Ao mesmo tempo foi construída uma nova sede para a Prefeitura, onde hoje funciona a Sapataria São Vicente.
Atualmente a sede política da cidade foi transferida para outras áreas, mas o centro financeiro da cidade ainda se encontra aqui. Conserva seu jardim, um clima bucólico e o seu coreto, que, embora reformado, mantém sua forma original, recebendo ainda hoje músicos e corais.

 

 

Fonte: Espaços urbanos e patrimônio cultural de Indaiatuba
             Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

Praça Prudente de Moraes

bottom of page